O direito à educação é
universal.
Depois de ler e analisar o
livro: “Recursos Educativos abertos –
Práticas Colaborativas e Políticas Públicas” fica-se a pensar na educação
de várias perspetivas. É um livro muito bem elaborado e estruturado, que nos
chama à atenção para as tecnologias digitais de informação e comunicação na
sociedade. Segundo (Castells,1996), as tecnologias contribuíram para a consolidação
da comunicação da sociedade em rede.
O manual dá a possibilidade
de ligar as tecnologias digitais à educação. Através da sua leitura podemos ter
outra forma de pensar, de encarar a educação no seio de uma sociedade
informacional. É necessária a ligação da escola com o mundo, refletir no uso
das tecnologias pelos alunos e levar à escola o conceito de coautoria e criação
colaborativa. Vemos que a educação pode ser fora dos muros, não devemos olhar
apenas para dentro das paredes da sala de aula. Nós queremos uma escola cujos
muros possam ser derrubados pela diversidade dos olhares. Queremos um mundo que
produza conhecimento de forma intensa. Diálogo entre o conhecimento de cada
cidadão na sua relação com o mundo, com o outro e com o próprio conhecimento. A
escola pode proporcionar contacto com as ideologias e metodologias que muitas
vezes estão em conflito com os princípios democráticos implícitos no conceito
de educação (SAVIANI,2008).
O movimento para uma
Educação Aberta é uma tentativa de arranjar alternativas para algumas barreiras
no que concerne ao direito a uma educação de qualidade.
O que é a Educação Aberta?
É um movimento emergente que
permite a partilha de boas ideias e da cultura entre profissionais através da
internet, marcando-se pela interatividade.
Esta metodologia baseia-se
na liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos sem
restrições é um esforço mundial para tornar a educação mais acessível e mais
eficaz. O movimento da Educação Aberta depende de práticas abertas e de uma
cultura que promova a partilha de saberes. Assim a AOER (Open Educational
Resources UniversitY) segue este modelo, é uma parceira das universidades
existentes em vários países, que utilizam os recursos disponíveis na internet
livremente.
Sem dúvida alguma, o
desenvolvimento tecnológico contribuiu para expandir e incrementar o ensino e a
aprendizagem para todos. Terminando esta reflexão não poderíamos de deixar de
nos debruçar sobre o esquema do relatório publicado pela (OECD) – Organização
de Desenvolvimento Económico vemos que os recursos educacionais abertos
precisam como elemento central a abertura (openness).
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