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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

REFLEXÃO SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS – PRÁTICAS COLABORATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS



O direito à educação é universal.
Depois de ler e analisar o livro: “Recursos Educativos abertos – Práticas Colaborativas e Políticas Públicas” fica-se a pensar na educação de várias perspetivas. É um livro muito bem elaborado e estruturado, que nos chama à atenção para as tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade. Segundo (Castells,1996), as tecnologias contribuíram para a consolidação da comunicação da sociedade em rede.
O manual dá a possibilidade de ligar as tecnologias digitais à educação. Através da sua leitura podemos ter outra forma de pensar, de encarar a educação no seio de uma sociedade informacional. É necessária a ligação da escola com o mundo, refletir no uso das tecnologias pelos alunos e levar à escola o conceito de coautoria e criação colaborativa. Vemos que a educação pode ser fora dos muros, não devemos olhar apenas para dentro das paredes da sala de aula. Nós queremos uma escola cujos muros possam ser derrubados pela diversidade dos olhares. Queremos um mundo que produza conhecimento de forma intensa. Diálogo entre o conhecimento de cada cidadão na sua relação com o mundo, com o outro e com o próprio conhecimento. A escola pode proporcionar contacto com as ideologias e metodologias que muitas vezes estão em conflito com os princípios democráticos implícitos no conceito de educação (SAVIANI,2008).
O movimento para uma Educação Aberta é uma tentativa de arranjar alternativas para algumas barreiras no que concerne ao direito a uma educação de qualidade.

O que é a Educação Aberta?
É um movimento emergente que permite a partilha de boas ideias e da cultura entre profissionais através da internet, marcando-se pela interatividade.
Esta metodologia baseia-se na liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos sem restrições é um esforço mundial para tornar a educação mais acessível e mais eficaz. O movimento da Educação Aberta depende de práticas abertas e de uma cultura que promova a partilha de saberes. Assim a AOER (Open Educational Resources UniversitY) segue este modelo, é uma parceira das universidades existentes em vários países, que utilizam os recursos disponíveis na internet livremente.
Sem dúvida alguma, o desenvolvimento tecnológico contribuiu para expandir e incrementar o ensino e a aprendizagem para todos. Terminando esta reflexão não poderíamos de deixar de nos debruçar sobre o esquema do relatório publicado pela (OECD) – Organização de Desenvolvimento Económico vemos que os recursos educacionais abertos precisam como elemento central a abertura (openness).

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