Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Reflexão sobre a Ação de Formação



A motivação para a frequência desta ação prende-se essencialmente com a necessidade de estar sempre atenta e atualizada, os Recursos Educacionais Abertos são essenciais atualmente. Pois a escola não se limita a estar dentro dos muros mas tem que ser uma escola aberta e acessível a todas as classes sociais.
Os temas abordados são de extrema importância.  A escola inclusiva tem obrigação de ajudar todos os jovens  de Necessidades Educativas Especiais e as suas famílias a superar essas dificuldades para uma melhor integração na sociedade. Os temas abordados foram de encontro às dificuldades e necessidade que os profissionais da educação têm de ajudar os jovens portadores de deficiencia a usar os recursos informáticos e todas as ferramentas que facilitem o processo ensino aprendizagem.  
Através desta formação  adquiri competências que me permitem desenvolver um conjunto de atividades baseadas nas necessidades, interesses e preferências individuais de cada aluno, indo de encontro com as suas capacidades visando proporcionar ao aluno uma vida independente na sociedade através do acesso aos Recursos Educacionais Abertos.
Em relação à organização e a metodologia das sessões de formação foi muito bem organizada e estruturada. Foi de um elevado rigor científico, mas ao mesmo tempo ligado à prática profissional, com grande flexibilidade, compreensão  e resposta por parte da parte dos formadores, tendo em conta que apresentavam ferramentas que não utilizava e por vezes tornou-se dificíl concluir as atividades, sem a disponibilidades destes seria impossível.
Em relação ao grupo de formação houve um excelente ambiente de trabalho e espírito de entreajuda.
Creio que os formandos ficaram com um vasto leque de ferramentas que podem aplicar na sua prática profissional. 



Sem comentários:

Enviar um comentário